segunda-feira, 20 de maio de 2013

Lulas Recheadas

Olá boa noite,

A nossa vida é feita de muitas coisas, umas boas, outras menos boas, também de recordações... tantas recordações, mas quem não se lembra das comidinhas das nossas mães, pois bem a minha querida mãe era, é uma excelente cozinheira, entre muitas coisas boas fazia umas lulas maravilhosas recheadas com carne, acreditem são muito boas:
 
 
Então é assim:
Recheio:
500 gr. de carne mista aos quadrados para estufar
1 cebola picada
1 cenoura
2 dentes de alho
1 ramo de salsa
1 folha de louro
4 colheres de sopa de polpa de tomate
2 colheres de chá de pimentão doce
100 ml de vinho branco
azeite e sal a gosto
 
Num tacho deitamos todos os ingredientes e estufamos a carne até ficar bem macia, depois picamos  na picadora e está feito o recheio.
 
Comprei um saco de lulas limpas (16 lulas), depois de lavadas colocamos o recheio em cada uma e fechamos com um palito.
Num tacho largo deitamos cebola picada, 2 dentes de alho picadinhos, 2 colheres de polpa de tomate, 1 colher de chá de pimentão doce e azeite e vai ao lume a apurar um bocadinho a até a cebola ficar molinha, colocamos as lulas e um molho de coentros picados e borrifamos com vinho branco. Deixamos cozinhar cerca de 20 minutos, se for necessário deitar um bocadinho de água. E pronto já está, eu acompanhei com arroz branco e uma salada.
 
 
 
 
 
Sobrou um bocadinho de carne, amanhã apresento outra sugestão.....
 

Sopa de feijão verde aromatizada com hortelã e gengibre

Olá,

Hoje trago uma sopa de feijão verde aromatizada com hortelã e gengibre e um folhado grande de bacalhau:

 2 batatas, 1courguette, 3 cenouras, 1 cebola, 1 dente de alho, 125 gr. de feijão verde, azeite e sal q.b, hortelã e gengibre ralado. Numa panela deitar as batatas às rodelas, a cenoura cortada aos bocadinhos, a cebola e o alho, a courgette descascada e cortado aos bocados, azeite e água até cobrir. Vai a cozer, depois trituramos muito bem e juntamos os feijão verde cortado fininho e já cozida, deita-se um ramo de hortelã e ralamos gengibre (1 colher de chá) tempera-se de sal a gosto, vai ferve mais 5 minutos e já está. A sopa deverá fazer parte integrante da nossa alimentação.

Este folhado foi feito para uma sobra de bacalhau. Num tacho deita-se cebola picadinha e um dente de alho também picado e azeite, vai ao lume até a cebola estar transparente, junta-se as lascas do bacalhau e bastante salsa picadinha, deixa-se apurar um bocadinho mexendo sempre, tempera-se com pimenta e noz moscada. Temos um rolo de massa quebrada, no centro coloca-se o recheio do bacalhau por forma a ir do centro até às pontas, enrola-se de modo a parecer um folhado gigante, pincelar com ovo e deitar sementes de sésamo por cima. Vai ao forno até ficar douradinho. E aqui está ele, lindo e saboroso......